A Paróquia de Nossa Senhora da Boa Esperança, da cidade de Esperantina, realiza um importante trabalho de ação social. Trata-se do ASESP (Ação Social Esperantinense), fundada 1979, que tem por objetivo proporcionar às pessoas mais carentes, na construção de uma sociedade justa, democrática, solidária, sustentável e plural. Além da Creche São Tarcísio, que funciona no Bairro Chapadinha Norte, na Capela São Tarcisio, que atende 31 crianças de 03 a 06 anos de idade, ainda tem a sede ASESP que atende 100 crianças e adolescentes de 06 a 15 anos, com: aula de reforço, canto, violão, teclado, artesanato, horta e informática. Ainda tem a parceria com a Diocese de Parnaíba no atendimento ao Centro Social Tio Erico que funciona no Conjunto Palestina e atende 30 a 45 crianças.

Padre Jeremias Mathias. Foto: João Filho

As aulas tiveram início nesta segunda-feira, 11 de março, e em uma conversa com o Padre Jeremias, pároco da Paróquia de Nossa Senhora da Boa Esperança, o mesmo assumiu os trabalhos em julho de 2017, e no ano de 2018, foi mais de conhecimento dos projetos e como os mesmos funcionavam para um planejamento mais elaborado desta importante ação social em nosso município.

Primeiro passo foi passar a Coordenação da ASESP a Assistente Social Lysmara Pinheiro, que atualmente coordena a Creche e a sede. Ao todo são 20 (vinte) pessoas que trabalham na Ação Social.

A reforma da sede foi uma das primeiras ações tomada por Lysmara Pinheiro, que também que muito em breve, acontecerá a reabertura da loja de Artesanato.

Padre Jeremias também conseguiu uma parceria com a Prefeitura de Esperantina através da Secretaria de Assistência Social, que conseguiu a disponibilização de servidores para trabalhar na sede da ASESP.

Outra conquista importante que o mesmo destacou foi ter conseguido ganhar uma Chamada Pública do município, que será mais um parceiro neste trabalho que a Paróquia desenvolve.

Padre Jeremias também falou da importante ajuda que a Ação recebe do Círculo de Amigos da Alemanha que é um parceiro da ASESP desde 1982 do qual teve grande importância e relevância para o Município de Esperantina com o então Projeto PIJU.

E muitas mais ações virão acontecer através da ASESP no município.